+ Responder o Tópico
Mostrando resultados 1 até 6 de 6

Tópico: Pintura de metais e plástico

1. Registrado em
    May 2008

Pintura de metais e plástico

Pessoal, mais que nunca hoje de facto reafirmei mais uma vez que detalhe e restauro para mim só hobbie, é amor à arte mas praticar calmamente, sem pressas, com a qualidade máxima e sem a pessoa pagar balúrdios, nomeadamente os amigos que é o meu principal público alvo.

Certas coisas não consigo fazer mas outras sim e é aí em que se insere o tópico.

Pintura de metais
    Metais ferrosos, lixar e pintar. Bom, eu estou a pensar lixar, aplicar o primário e depois sim tinta. As peças serão todas sacadas fora do carro e portanto penso que spray é o ideal. Gostava mesmo de saber como se efectua o processo, com grande qualidade e claro, quais os produtos. É que vi umas tintas da Motip mas testei e sinceramente não me convenceram.

Pintura de plásticos
    Acho isto mais fácil, pelo menos aparentemente. São coisas muito pequenas e escondidas, estou a pensar numas tintas da Innotec, pelo que já vi aprovam...
    Mas o ideal seria lixar, acho eu! Mas existe algum primário antes da tinta?

Basicamente gostava de toda e qualquer informação para o que referi anteriormente. Vou pegar num carro de uma amiga que vai ser um gozo tremendo, é de 73 e acusa a idade, quero dignificar a aparência do veículo
    Máximo Detalhe :: Irmandade do Detalhe

2. Registrado em
    May 2008

Re: Pintura de metais e plástico

Sempre que vais pintar alguma coisa tens que a lixar para que o primario ou tinta agarre convenientemente.
    Tintas em spray vendidas nos hiper´s e afins nunca me convenceram muito , mas tens sempre as casas especializadas em tintas, para plasticos existe primario e tinta especifica , marcas é que nao te sei dizer .
    Ja pintei varias peças pequenas em plastico mas com um aerografo.

Abraço

3. Registrado em
    May 2008

Boas!
    O Tjose é capaz de te conseguir ajudar nisso!

4. Registrado em
    Apr 2008

O primário não é necessário ser sempre aplicado. O primário no fundo serve como um "tapa poros de madeira", ou seja, neste caso (de repintura) seria aplicado somente por cima de eventual massa de enchimento que se colocasse no carro.

De qualquer forma, é lixar, aplicar o primário (caso seja necessário), voltar a lixar, passar uma camada fina (o chamado fuminho), voltar a lixar e por fim pintar normalmente.

Quanto ao plástico, se já está pintado, é da mesma forma. Caso não esteja pintado, aí sim terá de levar um primário especial, caso contrário a tinta não adere. Se for para-choques, segundo sei tem que se decapar. Pois o risco de um encontro e estalar logo, é bem grande.

Cumprimentos,

5. Registrado em
    May 2008

Isto é uma resposta do Pedro Camalhão, está cá registado mas isto foi falado extra fórum no entanto como perito no assunto e para ajuda de todos as palavras de muy nobre pessoa:

Em resposta às duas questões é o seguinte:

Metais ferrosos para ficar melhor de que origem deve-se lixar e aplicar primário para ferro e depois aplicar aparelho de 2 componentes, vai preparar a superfície para receber a tinta sem abatimentos de brilho, a tinta seria base fosca mais verniz, isto para ferros que anteriormente fossem brilhantes, para os foscos, existem 2 tipos de acabamentos: meio brilho ou fosco, eu pessoalmente prefiro o meio brilho, que se pode aplicar em tinta celulosa ou base fosca mais verniz adicionando um aditivo para a nosso gosto enfoscar mais ou menos consoante o trabalho.
    É de realçar que a tinta de 2 componentes (acrilica) é mais resistente em todos os aspectos.

Nos plásticos, se o plástico se apresentar sem qualquer tinta tem que levar obrigatoriamente um aderente (pode ser em spray) para plásticos, mas antes desta operação deve-se lixar, desengordurar e então aplicar o aderente de seguida aparelhar, lixar o aparelho com lixa de água n- 600 ou a seco com lixa n- 400, e está pronta a receber a tinta, celulosa ou acrílica.
    Máximo Detalhe :: Irmandade do Detalhe

6. Registrado em
    Apr 2008

Mas o Pedro penso que nesse caso estava a referir-se a pintar metal em bruto, ou seja, sem qualquer tipo de pintura por cima. Pois se já tem pintura por cima, esta já seve de "primário".

Cumprimentos,
    Última edição por migueldefender; 21-05-2008 às 10:38.

+ Responder o Tópico

Permissões de Mensagem